Administração de Novo Acordo adota novas medidas de prevenção

Entre as providências tomadas estão a suspensão de todas as atividades escolares da rede educacional e eventos com aglomerações.

Diante dos casos do Coronavírus (Covid-19) no Tocantins, o prefeito Elson Lino Aguiar, Dotozim, decretou medidas preventivas que estão sendo adotadas em Novo Acordo. A suspensão das aulas nas redes pública e privada, o cancelamento de eventos e atividades em praças esportivas, estádio, ginásios ou qualquer outro equipamento de uso compartilhado, são algumas das medidas que foram anunciadas no dia 20 de março, através do Decreto Municipal 008/2020.

A primeira iniciativa determinada pelo prefeito foi a suspensão das aulas nas redes educacionais e reuniões com representantes de todas as secretarias e setores envolvidos para debater soluções para a assistência à população do município.

O secretário de Administração, Sildomar Pereira, ressalta que o prefeito determinou, ainda que deverão permanecer fechados feiras livres; galerias e/ou pólos comerciais de rua; clubes, academias, boates, casas de espetáculos e/ou eventos; bares e distribuidoras de bebidas; consultórios de saúde pública bucal/odontológica, exceto aqueles relacionadas ao atendimento de urgências e emergências.

“Sabemos da necessidade de cada comerciante, mas precisamos seguir as recomendações do Governo do Estado. A Secretaria da Administração, como as demais pastas, está à disposição da população, pode nos procurar em qualquer momento. Mesmo não estando na Prefeitura nossos telefones estão disponíveis”, frisou.

Sildomar fala ainda que a Administração Municipal adotou algumas estratégias para não suspender a assistência aos pequenos produtores que dependem de sua produção para o sustento da família. “Não podemos deixar de dar sequência aos serviços de gradeação de terras e recuperação de alguns pontos emergenciais das estradas. Mesmo com a equipe reduzida, estamos atendendo essas demandas”, enfoca o secretário.

Obras

A Administração informa ainda que houve a paralisação no setor de obras. “As entregas da Ponte da região Cambauba e a Academia da Saúde do Assentamento Primogênito, que estavam programadas para esse mês, tivemos que adiar”, informou Sildomar. A conclusão da quadra de Futebol Society, que já havia sido licitada, só será iniciada quando a situação for normalizada.

O secretário informa ainda que no dia 24 de março, o município recebeu parte dos equipamentos do Matadouro Municipal, mas que só será possível a inauguração após o fim do isolamento social.

Para o secretário Sildomar, o objetivo da suspensão dos trabalhos dos servidores públicos é criar um ambiente menos vulnerável com a diminuição da circulação de pessoas. “Dessa forma a gente não só protege a saúde do servidor público, mas, também, estamos nos esforçando para manter os serviços que são essenciais para o funcionamento do município”, frisa.

Limpeza urbana

Na área da limpeza urbana, a Secretaria de Administração volta a pedir a colaboração da população. A Pasta segue a orientação que determina apenas a manutenção dos serviços essenciais básicos, por isso só estão trabalhando nas ruas os garis, que continuam executando os serviços de varrição e coleta de lixo.  A retirada de entulhos e galhadas está suspensa (exceto os casos emergenciais).

“Não existe motivo para medo, mas é importante que a gente saia à frente e tome essas medidas preventivas. Nossa cidade não possui nenhum caso suspeito e, com essas ações, minimizamos a as possibilidades de contração do vírus”, concluiu Sildomar.