Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Assistência Social > A Secretaria Assistência Social, reunidos com os técnicos do CREAS regionalizado do Estado-To
Início do conteúdo da página

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 21h21 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 12h36 | Acessos: 21
imagem sem descrição.

Na data de 12 de setembro de 2017, o prefeito municipal Élson Lino de Aguiar assinou o TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA ENTRE ESTADO E OS MUNICÍPIOS PARA EFETIVAÇÃO DOS SERVIÇOS DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE/CREAS REGIONALIZADO NO ESTADO DO TOCANTINS. A equipe do CREAS do estado TO através dos profissionais Sileide Cardoso (assistente social) Luciana Fernandes da Cruz e o advogado Carlos Alexandre  virá ao município mensalmente atender vítimas de violação de direitos. Hoje o CREAS Centro Leste está implantado no município e por intermédio da técnica de referência Vânia Maria Rocha Dourado, os casos de violação de direitos tem sido atendidos por meio da proteção social especial e o PAEFI.

O que é o CREAS?

CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social.É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a índividuos e famílias com seus direitos violados.Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Quais os objetivos do CREAS?

Quem faz parte da equipe do CREAS?

O CREAS deve contar, pelo menos, com psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social.

Quem pode ser atendido no CREAS?

Crianças, adolescentes, idosos mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação de seus direitos.

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Como as pessoas chegam no CREAS?

Elas podem chegar espontaneamente, por denúncias ou encaminhadas pela justiça ou sociedade.

Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?

Quem faz parte da equipe do CREAS?

Quem pode ser atendido no CREAS?

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Como as pessoas chegam no CREAS?

Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?

O primeiro é o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e recnostruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.

O outro serviço é o Proteção e Atendimento Especializado a Familia e Individuos (PAEFI).O PAEFI é um serviço de apoioo, orientação e acompanhamento a familias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.A equipe do CREAS acompanha as familias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior,prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.

Acolhida a escuta qualificada individual, voltada para a indetificação de

necessidades de índividuos e famílias;Produção de materiais educativos com suporte aos serviços;Realização de cursos de capacitação para equipes multiprofissionais;Realização de visitas domiciliares;Atendimento sócio-familiar;Atendimento Psicosocial individual e em grupos de úsuarios e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos;Monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração, mediante abordagem de agentes institcionais em vias publicas e locais indentificados pela existência de

situaçãoes de risco.

Qual a importância da sociedade no trabalho no CREAS?

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos.O CREAS necessitara encaminhar seus úsuarios e familiares para demais equipamentos socias que ofertam serviços específicos.

Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o CREAS deverá manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do municipio.

cd6a8cc9-4be2-4dc8-97d0-1479ae4d2c5a
da112671-bf96-4244-8f89-6900d03839fd