Saúde Municipal de Novo Acordo realiza ações preventivas à pandemia mundial

Atitudes executadas visam preservar vidas e manter a excelência no atendimento nas unidades municipais.  A Secretaria Municipal de Saúde informa as ações para a prevenção ao Coronavírus.

A Prefeitura de Novo Acordo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reúne equipe e traça metas para executar a prevenção ao Coronavírus (Covid-19), caso a doença chegue ao Município.  A Secretaria tomou medidas desenvolvendo um Plano de Contingência que segue todas as orientações do Ministério da Saúde, em situações graves que possam vir a ocorrer no Município, como a identificação de algum caso da doença.
A Secretaria usou grupos de Whats App para fazer circular informações de prevenção ao vírus. Também foi criado um comitê de frente, composto pela equipe de enfermeiros, médicos e agentes de saúde. A Gestão Municipal se reuniu com todas as equipes das Unidades para tratar do assunto.
O secretário Municipal da Saúde, Isael Andrade explicou como estão procedendo. “As equipes da Saúde foram orientadas. Se chegar alguma pessoa com febre, coriza, dificuldade respiratória e outros sintomas respiratórios, sendo a pessoa proveniente de área com ocorrência de casos da doença ou que esteve em contato com caso suspeito ou confirmado da doença, devem colocar máscara na pessoa, colocá-la numa sala isolada e acionar imediatamente a Secretaria Estadual de Saúde que está pronta para atuar”, informou.

Ações
Além de medidas para evitar aglomerações, a Secretaria orienta a população a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) se identificar algum sintoma, ou se tiver tido contato com alguma pessoa contaminada. Em casos de gripe e resfriado, a pessoa deve permanecer em casa e avisar a unidade de saúde, que fará o monitoramento do caso.
As medidas incluem orientações para que os munícipes não se desloquem até a UBS, a não ser em casos de urgência e emergência. Quanto ao transporte de passageiros, o Município conta com boa frota além de uma ambulância do Samu, e os motoristas são os responsáveis pela higienização dos veículos. No embarque, se solicita a higienização das mãos de todos e no desembarque, também são higienizados os bancos, maçanetas e volante.
O secretário recomenda a atenção das pessoas. “É importante ter cuidado, evitar uso de objetos compartilhados, sempre higienizar as mãos, se tossir ou espirrar, cobrir o nariz, além de evitar aglomerações. Não temos nenhum caso em Novo Acordo, porém estamos trabalhando para evitar que possa vir a ter, por isso essas ações”, explicou.
O município já realizou a aquisição de mais materiais de prevenção, mas devido a grande quantidade de solicitações, o repasse está sendo feito aos poucos. “Esperamos que sejamos reabastecidos em breve com esses materiais de proteção, pois nosso estoque se encontra com pouco material”, esclareceu.

População
De acordo com a Secretaria de Saúde, a população de Novo Acordo entendeu o recado logo no início da prevenção. “Os órgãos públicos não contam mais com aglomerações de pessoas, é bem visível, até mesmo nas ruas tem poucas pessoas, o povo está atendendo as recomendações”, ressalta Isael.
De acordo com o gestor da pasta, o desempenho da equipe da Saúde tem sido muito importante para o município conseguir um bom êxito nas atividades realizadas. “Não temos palavras para agradecer a equipe toda, pois vestiram a camisa e estão desempenhando um trabalho de qualidade. Acredito que todos merecem nosso muito obrigado”, ressalta.