A Prefeitura de Novo Acordo, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e com o apoio do Conselho Tutelar, promoveu nesta segunda-feira, 19 de maio, uma ação especial em alusão ao Maio Laranja e Maio Amarelo, que são campanhas dedicadas à conscientização e combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre a segurança no trânsito.
As atividades ocorreram nos períodos matutino e vespertino com as crianças da Creche Municipal Mãe Duvigem, reunindo equipes da Saúde (E-multe), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), profissionais da educação e o corpo docente da unidade escolar.
Atividades
A programação incluiu danças lúdicas, conversas educativas com as crianças sobre o tema do Maio Laranja, além de orientações sobre saúde bucal, vacinação e cuidados preventivos. O secretário municipal de Saúde, Alan Gomes, destacou a importância da iniciativa para a prevenção da saúde.
“Com ações e palestras como essa, a Secretaria de Saúde e a gestão municipal demonstram seu compromisso com a promoção da saúde preventiva e o bem-estar das nossas crianças”, comentou o secretário.
Entre as ações da saúde, as dentistas da rede municipal participaram ativamente, conversando com as crianças sobre a importância da escovação correta e auxiliando no momento da prática. Também foi realizado o acompanhamento da carteira de vacinação dos estudantes, reforçando o compromisso com a saúde preventiva na infância.
A ação mobilizou seis servidores da saúde e dois da assistência social, promovendo uma abordagem leve, educativa e interativa sobre temas sérios e fundamentais para o desenvolvimento infantil e proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Maio Laranja e Amarelo
O dia 18 de maio foi escolhido para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desse modo, todo o mês ficou marcado por essa luta. A expressão “Maio Laranja” surgiu da ideia de usar uma flor como símbolo da campanha. A flor remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Já o Movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.






