O prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, esteve presente no Dia Técnico de Mandiocultura, realizado no dia 5 de junho no Assentamento Primogênito, e reforçou compromissos com o fortalecimento da agricultura familiar no município. Durante o evento, o gestor municipal destacou que a Prefeitura dispõe de tratores, calcário, adubos de plantio e cobertura para os produtores da região, como forma de incentivar a produção da mandioca e dinamizar a cadeia produtiva local.
“A mandioca é uma cultura de grande importância econômica e social para o nosso município. Nosso compromisso é oferecer condições para que os pequenos produtores possam produzir com qualidade e aumentar sua renda. Vamos entregar maquinário e insumos essenciais, garantindo apoio técnico e infraestrutura desde o preparo do solo até a colheita”, afirmou o prefeito
O Dia Técnico de Mandiocultura é mais uma ação que integra o plano da Prefeitura de Novo Acordo de investir no setor rural, com foco em capacitação, assistência técnica e entrega de recursos que garantam melhores condições de trabalho e produção para os agricultores do município.
O evento foi promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Novo Acordo, Secretaria de Estado da Agricultura do Tocantins, Ruraltins, Emater Goiás e o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.
O secretário municipal de Agricultura, Otalmir de Sousa Gomes, também participou do evento e reafirmou a importância da assistência técnica. “Acompanhamos os produtores desde o início do processo agrícola da gradagem à adubação e plantio, oferecendo suporte técnico para aumentar a produtividade e fortalecer a agricultura familiar”, disse o secretário.
Programação
Durante o encontro, 120 produtores participaram de palestras com especialistas da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Os destaques foram as falas do Dr. Ivanildo Ramalho do Nascimento Júnior, engenheiro agrônomo com doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (Emater-GO), e do engenheiro agrônomo Saint Hunter, do Ruraltins, que abordaram temas como melhoramento genético, práticas de cultivo e manejo da mandioca.



