Na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Lúcia Vidal, secretária de Finanças, Mércia Rocha, o secretário de Controle Interno, Wanderson Oliveira e o contador Rafael Matias, participaram de reunião no Tribunal de Contas do Estado. O primeiro contato entre as relatorias do TCE, prefeitos e secretários, oportunizou a apresentação dos novos gestores e explicações sobre as leis fiscais, como processos licitatórios.
Mateus frisou que o encontro foi de suma importância para os prefeitos e secretários. “Tratamos de aspectos relevantes em gestão pública, bem como as relações institucionais entre o Tribunal de Contas e as unidades jurisdicionadas, no caso os municípios, dentre outros tópicos que foram debatidos e relatados, como questões de prestação de contas, a questão da nova lei de licitações, a questão também de transição dos municípios. Eu também pude estar com os servidores que são ordenadores de despesas e eu precisava conhecer o conselheiro com o qual nós lidaremos nos próximos quatro anos e a gente estreitar nossos laços de compromisso e responsabilidade”, avaliou o gestor.
Na ocasião, o conselheiro Wagner Praxedes destacou a importância de orientar os gestores desde o início. O presidente do TCE-TO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, destacou que este é um momento crucial para as contas públicas. Também falou aos presentes o procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos e lideranças como o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos.
Encontro
O evento esclareceu dúvidas dos gestores, com o objetivo de realizar um alinhamento. Com temas abrangentes como prestação de contas, previdência, planejamento, orçamento, sistemas do Tribunal e fiscalizações, a reunião buscou fortalecer a gestão pública responsável. Ao final do encontro, gestores e técnicos participaram de uma sessão de perguntas e respostas, promovendo maior clareza sobre os procedimentos a serem adotados, contribuindo para uma gestão mais eficiente e alinhada aos princípios de responsabilidade e transparência pública.
Os municípios jurisdicionados à Terceira Relatoria são: Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Miracema do Tocantins, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins e Tocantínia.



