Um dos pontos mais relevantes do centro de Novo Acordo, o Córrego Brejão, está recebendo os serviços de limpeza, realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura e da equipe da Brigada. A gestão está empenhada em realizar uma ação eficaz, que beneficiará diretamente os moradores da região e contribuirá para o equilíbrio ambiental local. A expectativa é que o processo seja concluído com sucesso, trazendo resultados positivos.
A iniciativa foi um dos compromissos do prefeito Mateus Coelho, que, já nos primeiros dias de gestão, esteve no local e pôde observar a situação do córrego, que contava com bastante lixo, além de problemas relacionados à obra da orla. Os moradores chegaram a denunciar que a construção estava gerando impactos ambientais, já que o aterro foi instalado às margens do córrego e os materiais foram jogados nas águas.
Em sua visita, no início de janeiro, o prefeito chegou a observar a erosão e pedras caindo no córrego, que deságua em um dos rios mais importantes do Tocantins, o Rio do Sono. “Com as chuvas, já existe erosão e as pedras estão caindo no rio, impactando o muro de contenção. As pedras estão se soltando e não têm sustentação; a terra também já está causando assoreamento e não temos a barreira de contenção. Por isso, nós estamos analisando essa situação e buscando sanar, por meio da limpeza”, disse o prefeito.
A Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura destacou que a gestão busca fazer com que as águas voltem a ficar limpas. “Nós estamos iniciando a limpeza por dentro do córrego, começando pela desobstrução da barragem, que tinha muito lixo, além de focos de dengue com água parada”, explicou o secretário responsável, Mhábyo Rhobson.
O processo de retirada do lixo teve início nesta quarta-feira, 29 de janeiro. A ação tem como objetivo promover a preservação ambiental da região e melhorar a qualidade da água. A limpeza envolverá a remoção de detritos, resíduos e materiais acumulados ao longo do ribeirão, com a finalidade de restaurar o ecossistema local e garantir que a água do ribeirão continue preservada.
Com a execução deste trabalho, espera-se melhorar as condições ambientais e também prevenir possíveis problemas futuros relacionados ao acúmulo de lixo e poluição nas águas, como ressaltou o gestor. “Nós vimos o descaso com o córrego; até mesmo a jardinagem da obra foi implantada sem o devido cuidado. Mas, com a retirada do lixo e dos entulhos, nós esperamos amenizar a situação”, disse o prefeito Mateus.







